terça-feira, 28 de setembro de 2010

Reunião clínica - SONAFE 27/09/2010


Nesta Segunda feira tivemos o prazer de assistir a mais uma palestra do Dr. Helcio Gongora, foi a segunda com o título "Coluna no Esporte".

A palestra basicamente abordou a questão do diagnóstico diferencial para Hérnias de disco, pois muitas vezes o paciente se apresenta em nosso serviço com o diagnóstico de Hérnia de disco, mas a sintomatologia não corresponde a este diagnóstico.



O problema é que o paciente sempre super valoriza a imagem da ressonância magnética e é difícil convencê-lo que a dor dele pode não estar relacionada com a hérnia obrigatoriamente.
Na verdade, na maioria dos casos temos dores miofasciais, síndrome do piriforme, pontos gatilhos ativados nos glúteos, e muitas outras possibilidades, todas elas foram muito bem abordadas pelo Dr. Hélcio.
Fica muito bem claro pelos artigos apresentados a importância de orientar o paciente sempre com exercícios, avd´s e alongamentos para fazer em casa, além de trazer o paciente cada vez mais para o tratamento com exercícios aeróbicos, o que melhora a irrigação sanguínea da região lesionada e evitando que o paciente entre num ciclo de dor e depressão.
Deixamos para uma próxima oportunidade uma discussão muito interessante sobre, qual é a real utilidade dos tratamentos posturais para a fisioterapia esportiva.

Um comentário:

  1. Ola. Gostaria,se possível de ter acesso a algum artigo comentado na reunião ou algum protocolo de tto de hérnia pois tenho tido dificuldade em tratar esses pacientes.
    Obrigada

    ResponderExcluir