quinta-feira, 15 de abril de 2010

Movimento a favor da cartilagem.


Tenho visto muitos pacientes em meu consultório chegando com diagnóstico de Artrose, Osteoartrose, Lesão na cartilagem (Lesão condral) e o pior é que eles abrem os exames e lêem o resultado da Ressonância Magnética com descrições como, degeneração crônica, afilamento da cartilagem e outras informações que para quem é leigo no assunto só servem para assustar. É bom esclarecer que a cartilagemn é como um envoltório do osso na região articular que serve para minimizar o atrito na articulação e ajuda a absorver o impacto.

O fato é que muitas vezes diagnósticos como estes têm que ser avaliados clinicamente para correlação com os sintomas, a partir daí começamos a definir o tamanho do problema.

Ao contrário do que se pensava antigamente fazer repouso nem sempre é a solução, pois atividades físicas bem orientadas podem ajudar até mesmo a melhorar as condições fisiológicas de uma articulação que já tenha alguma alteração.

Hoje já se sabe que o movimento é extremamente importante para a cicatrização e drenagem de uma articulação que tenha uma lesão ou simplesmente líquido (derrame intraarticular). Existem também muitos tratamentos para alguns tipos de lesões como o PRP (Fator de Crescimento), Transplante de Condrócitos, Infiltrações com medicamentos que tratam a articulação em médio prazo, diferentemente de infiltrações de Corticoesteróides que aliviavam a dor na hora e depois traziam efeitos colaterais a longo prazo.

Portanto quando bem orientado o exercícios é essencial para o bom funcionamento das articulações.

2 comentários:

  1. Tive um acidente de moto, eu estava na avenida, quando um caminhão de baú saiu do posto do posto de gasolina e não me viu, eu tentei parar antes mais ele virou sentido contrário que eu estava, bati no meio do caminhão , tive um lesão no joelho que já faz 4 meses e aindo doi muito e continua inchado.

    ResponderExcluir
  2. É dificil avaliar desta forma, sem uma avaliação física, não sei se foi feito algum exame mais preciso, como uma ressonância magnética. Mande mais detalhes por favor.

    Abs.

    ResponderExcluir