quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Entendendo a Posturologia

Semanalmente publicarei curiosidades e informações sobre a Posturologia que hoje engloba uma série de técnicas, como o RPG (Reeducação Postural Global), GDS, Força Dinâmica..., mas principalmente para que não fiquem dúvidas, quem deu início à este estudo foi Françoise Mézières.
Para introduzir um pouco dos conceitos revolucionários de Mademoiselle Françoise Mézières a frase abaixo mostra como até hoje muitos ainda trabalham conceitos errados:
“a questão não está na “fraqueza” da musculatura posterior, mas no excesso de força, sugerindo então que a solução seria soltar os músculos posteriores para que eles libertem as vértebras mantidas no arco côncavo”
Muitos ainda hoje fortalecem músculos já muito tensos e não se preocupando em equilibrar ou normalizar as tensões das cadeias musculares.
Além disso, com o tempo discutiremos a necessidade de desenvolver aprendizado motor, quando entenderemos o Método Força Dinâmica, desenvolvido por Marcelo Semiatzh e Alexandre Blass.

2 comentários:

  1. Pena que mezieres se foi e nao deixou muitos escritos sobre as suas técnicas. sorte teve os fisioterapeutas que conviveram com ela, e por sinal tiveram muito sucesso como o philippe souchard( que nao da o reconheicimento merecido a mezieres) e Thérèse Bertherat que idolatrava a mezieres e escreveu muitos livros com uma linguagem simples e que expressava muito bem os métodos de mezieres como no livro "a toca do tigre" , que com uma limguagem bem simples ela fala dos aspectos biomecanicos e psico-corpotamentais da cadeia muscular posterior.

    ResponderExcluir
  2. É bom ver que exitem outros profissionais com a mesma filosofia de trabalho, pois a diversidade de idéias é boa para crescermos, mas quando encontramos algum desconhecido que tem a mesma filosofia, dá mais segurança para o seu trabalho.

    ResponderExcluir