sexta-feira, 17 de junho de 2011

A dor em corredores


Publicado artigo no AmSoc Forum June 2011 issue, sobre dor em corredores, veja o artigo diretamente no site em inglês no link: http://www.amsoc.com.br/blog/

Logo abaixo a tradução do texto:

A dor em membros inferiores de corredores, em geral, é muito comum, seja nos pés, tornozelos ou joelhos, além de dores musculares. Ao contrário do que se pensa, sentir dor não é e não pode ser considerado normal, principalmente para atletas amadores. O atleta profissional é um caso a parte, pois ele não está atrás de saúde e sim de resultado, fará tudo o que puder para superar seus limites. Os fatores que podem levar à dor dos membros inferiores são normalmente: 1. Calçado inadequado, 2. Alterações biomecânicas (desvios articulares) e 3. Excesso de treinamento (“over training”). A dor pode ser causada por um fator ou pela combinação deles.
Voltando a comparar atletas profissionais e amadores, podemos discriminar quais fatores levarão cada um deles a terem dores e consequentemente lesões. Atletas amadores costumam apresentar dores quase sempre ligadas a alterações biomecânicas sendo que muitas vezes estas alterações estão ligadas à genética do indivíduo ou à movimentos repetitivos. Normalmente para correção destas alterações usamos técnicas de correção postural como o RPG (Reeducação Postural Global), algumas técnicas de Terapia Manual e a Força Dinâmica, técnica que visa corrigir movimentos, melhorando a coordenação da marcha e melhorando assim a eficiência da corrida.
Como os atletas profissionais normalmente treinam excessivamente e possuem assessoria de treinadores e às vezes até mesmo de fisioterapeutas, nutricionistas e médicos, não podemos dizer que as lesões mais comuns sejam por alterações biomecânicas, pois um indivíduo com pé plano verdadeiro, por exemplo, dificilmente chega a ser profissional, principalmente em corridas de longa distância. As lesões mais comuns para este tipo de atleta são, com certeza, por excesso de treino e é claro que este tipo de lesão pode ocorrer em atletas amadores mal orientados também.
Muitas vezes também podem ocorrer lesões musculares por falta de orientação, pois é muito comum o atleta sentir uma “fisgada” no músculo enquanto está treinando e ao invés de parar o treino e buscar saber o que está acontecendo, continua o treinamento e ainda toma um antiinflamatório que só mascara a dor, não resolve o problema e permite que o indivíduo continue treinando por mais tempo aumentando a extensão da lesão. Nestes casos o certo é parar o treinamento e procurar ajuda especializada do médico, pois se o músculo está “reclamando” não é à toa, significa que provavelmente está precisando treinar melhor para aquele tipo de esforço.
Quando a lesão é causada por calçados inadequados a solução é procurar orientação de um fisioterapeuta ou médico para buscar uma solução. Hoje já existem alguns testes e exames que nos dão melhores informações sobre tipo de pisada e biomecânica da corrida, e isso nos dá suporte para diagnosticarmos melhor o problema do paciente, possibilitando relacionarmos a alteração biomecânica com a lesão, assim pode, em alguns casos, ser indicada uma Palmilha Proprioceptiva, que auxilia na melhora da distribuição de cargas nos pés e consequentemente em todo membro. Mas na maior parte dos casos a fisioterapia consegue resolver estes tipos de lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário