terça-feira, 2 de março de 2010

Protocolo acelerado.

Desta vez tenho que me desculpar por tanto tempo de ausência e o pior é que não posso culpar o carnaval, pois não sou muito ligado em samba, meu negócio é Rock´n Roll.



Esta semana vou falar sobre protocolo acelerado para atletas, mas não vou falar sobre o protocolo em si e sim sobre o porque dos atletas voltarem tão rápido das mesmas lesões que pessoas comuns demoram as vezes mais do que o dobro de tempo para o retorno às suas atividades esportivas.
Um exemplo que muitos acompanham na mídia são as lesões de menisco. Um jogador de futebol profissional hoje retorna aos jogos, às vezes com menos de um mês de fisioterapia depois da cirurgia e uma pessoa comum pode precisar de recuperação de mais de 2 meses em alguns casos.
Um dos fatores mais importantes para recuperação rápida é a musculatura que o atleta já possui no pré cirúrgico, qualquer paciente que for para uma cirurgia perde musculatura pela lesão e pelo processo cirúrgico que não deixa de ser uma agressão, mas se a massa muscular do paciente é mais desenvolvida no pré cirúrgico, a perda será menor.
Com músculos melhor preparados a articulação tem melhor propriocepção (percepção corporal) e por consequência, melhor estabilidade.
É claro que neste caso não estamos nem considerando o fato que em muitas lesões tendíneas, musculares e ligamentares, hoje, muitos médicos já se utilizam do PRP (Fator de Crescimento Plaquetário), citado em postagem anterior (veja no histórico à direita).
Outro fator importante é a frequência e a carga diária de fisioterapia, um atleta chega a fazer 8 horas de fisioterapia num único dia, o que para o indivíduo comum pode levar 4 dias distribuídos durante uma semana inteira, o atleta faz fisioterapia todos os dias, se alimenta e dorme bem, enquanto o indivíduo comum após a fisioterapia ainda precisa trabalhar se alimentando mal e com toda rotina que pode atrapalhar o descanso tão importante na recuperação muscular. Assim o músculo tem maior dificuldade de fazer hipertrofia, atrapalhando o resultado da recuperação.
Conclusão, um indivíduo comum não pode esperar que sua recuperação seja tão rápida como a de um atleta, mesmo fazendo uma recuperação pós tratamento com PRP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário