terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Treino de marcha com enfoque postural.

Quando analizamos a marcha de uma pessoa comum na rua ou de um atleta de elite temos que ter parâmetros para avaliar cada fase do movimento e criterios para uma possível correlação de alguma alteração da marcha com a patologia que o paciente apresenta.
Além disso, precisamos de ferramentas para reeducar esta marcha, não adianta acharmos, que uma simples explicação de "como é andar corretamente", irá mudar a marcha de um indivíduo.




Hoje temos ferramentas muito eficientes, tanto para tratarmos patologias relacionadas à posturas estáticas viciosas, quanto para incoordenações da marcha.
Geralmente as alterações da marcha se desenvolvem por compensações de fraquezas e desequilíbrios musculares, lesões antigas que não tenham sido tratadas corretamente ou até mesmo de um gesto esportivo vicioso.



A técnica chamada Força Dinâmica nos dá ferramentas suficientes para desenvolver aprendizado de marcha, com ela trabalhamos o aprendizado de cada fase da marcha desenvolvendo também uma percepção corporal (propriocepção) que tem realmente feito a diferença para os atletas profissionais e amadores, pois eles relatam a cada sessão qual sua dificuldade e juntamente com uma avaliação diária podemos desenvolver especificamente o movimento que está alterado.

A Força Dinâmica desenvolve ainda a relação da força que aplicamos no solo e como está força sobe por todo o nosso corpo (reação do solo) provocando reações musculares de estabilização articular, que no caso de uma resposta ineficiente é um dos fatores que leva ao desgaste articular e à sobrecarga do sistema músculo-tendíneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário