quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Síndrome do Piriforme.


A Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com outras patologias, principalmente pelos pacientes que chegam à clínica com dor irradiada pela perna, ou como eles dizem "correndo pela perna".
Geralmente os pacientes neste caso já pensam que tem uma Hérnia de Disco. Primeiramente é bom esclarecer que Hérnia provoca geralmente um quadro agudo e intenso de dor, então, na verdade o que o paciente tem é uma Protusão Discal que seria uma fase antes da Hérnia, com um quadro sintomático mais ameno.
Mas muitas vezes mesmo com uma Protusão Discal diagnosticada por exame de imagem percebemos que a dor pode vir de um lugar que fica um pouco mais em baixo, do Músculo Piriforme, este tem sua origem no final da coluna, nas vértebras sacrais e insere-se no femur, tendo como função a rotação externa do quadril, para entender que movimento é este, na posição de pé com o joelho esticado rodar a ponta do pé para fora, perceba que o movimento está acontecendo no quadril.




Como podemos verificar na figura abaixo o piriforme possui variações anatômicas com o Nervo Ciático passando por trás, pelo meio ou pela frente do músculo e quando este músculo se tensiona pode comprimir o nervo provocando uma dor parecida com a de uma Hérnia ou Protusão de Disco comprimindo a raiz nervosa que dá origem a este nervo.



O importante é que o fisioterapeuta seja muito criterioso na hora da avaliação para perceber que mesmo com a imagem mostrando que possa ser uma irradiação direto da coluna, as vezes a dor vem de uma Síndrome do Piriforme que é muito mais simples de se tratar com manobras de Terapia Manual, exercícios de reequilíbrio muscular com estabilização pélvica e muitas vezes um trabalho postural associado.

4 comentários:

  1. Puxa vida. Corro faz alguns anos e em meados de 2008 fiz uma cirurgia para retirada do disco entre a L4 e L5, estava péssimo. Após a bem sucedida cirurgia foram meses de hidroterapia, fisioterapia, RPG e Acupuntura. Hj quando corro sinto uma dor das desgraça nesse piriforme, incomoda muito, parece uma injeção. Há uma terapia indicada e qual exame médico posso fazer para ter uma resposta de que não há relação entre a cirurgia e a dor na perna ? Pois nas ressonancias da coluna ficou tudo 100%. Abxx e obrigado pelo espaço

    ResponderExcluir
  2. Mr. Anderson,

    Obrigado por acessar o Blog.

    No seu caso, é necessário que o fisioterapeuta faça uma avaliação para verificar diferenças de tensões musculares e uma avaliação postural, além de verificar se existem aderências provenientes da cicatrização pós cirurgia.

    O correto é que você volte no seu fisioterapeuta de confiança para ele reavaliar o seu caso.

    Qualquer dúvida continuo à sua disposição.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Olá,sinto dores cansadas nas CANELASe mãos, pela manhã doem as plantas dos pés,hoje trabalho em casa usando o PC,mas durante 07 anos trabalheim em uma banca de revista muito pequena de 1m por 1,5m tinha que ficar sentada de 7:00 da manhã as 19:00 da noite,continuo passando muito tempo sentada devido o trabalho,tenho uma pessoa para fazer a faxina em casa e por isso só faço as vezez,o que ocasiona uma Dor insuportavel nos dois lado do quadril,se eu sentar não levanto mais, tenho que ficar em pé e andando devagar ,eu acho ou seja sinto que é na cabeça do femur,o que pode ser?
    isso já vem acontecendo a muito tempo ,as dores nas Canelas o medico informou que insufuciência da veia de safena ,tenho 39 anos ,1,59 m e 64 quilos.

    ResponderExcluir
  4. Neste caso temos alguns diagnósticos diferencias, pode ser um problema no quadril, pode ser muscular, como pode ser da coluna, mas também pode ter mais do que um diagnóstico, portanto, no seu caso fica realmente dificil ajudar pelo post.

    Existem pessoas de todas as idades com este tipo de dor, mas tenho certeza que no seu caso existe chance de boa evolução de melhora, após tratamento com fisioterapia.

    Att

    ResponderExcluir