terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os riscos do Treino Intervalado.


Como sabem gosto de dar uma corridinha por aí e de vez em quando fazer uma maratona, mas como um bom fisioterapeuta, me preparo com antecedência com treinos longos, fartlek, macros e micros ciclos durante o ano e os famosos Treinos Intervalados.
Infelizmente percebo que muitos dos pacientes que aparecem na clínica se machucam por "forçarem" demais neste tipo de treino, afinal, este é o tipo de treino que os atletas de fundo usam para ganho de velocidade e melhorar a recuperação muscular.

Este tipo de treino foi preconizado inicialmente por Steve Prefontaine, grande corredor de pistas que nos abandonou precocemente num acidente de carro aos 24 anos. Mas antes disso bateu recordes e conquistou seguidores que o veneram até hoje.



Deixo uma homenagem aqui a outro grande corredor, que apesar de provavelmente não ter nunca feito um treino intervalado, conquistou numa única Olimpíada os 5.000km, os 10.000km e a Maratona, Emil Zatopek, o Locomotiva Humana, que provavelmente, nunca será superado, pois hoje os treinos são muito específicos para cada distância, isso impossibilita que um atleta consiga este feito nos tempos modernos.
A recomendação como sempre é aprender a ouvir, ou melhor, sentir o que o corpo está nos avisando, pois uma pequena dor num treino intervalado pode significar uma lesão tendínea ou muscular que tira o atleta dos treinos por no mínimo um mês.
Sempre consulte um Traumatologista do Esporte para tirar dúvidas, por mais que pareça simples, o problema pode complicar, pois o nosso corpo é como o nosso carro, um barulhinho que não parece nada inicialmente pode ocasionar a quebra do carro que te deixa na mão na hora que você mais precisa. No caso da corrida seria como estar às vésperas de uma prova para qual você treinou por meses.

Quem quiser saber um pouco mais sobre Emil Zatopek e Steve Prefontaine acesse:
http://www.omundodacorrida.com/zatopek.htm
http://www.prefontainerun.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário